Quem aprecia a boa gastronomia tradicional encontra em Cinfães grande variedade de petiscos, doces e pratos típicos.
Os pratos mais apreciados são: o cabrito assado com arroz do forno, os rojões à moda de Cinfães, a lampreia à bordalesa, as painças com carne de porco e o coelho recheado.
Da doçaria tradicional vale a pena provar: os doces de manteiga, os melindres, o pão-de-ló, a sopa seca, os formigos e os bolinhos de centeio.
Formigos
Ingredientes: Casca de 1 limão 1/2 kg de açúcar 3 colheres de sopa de mel 3 colheres de sopa de manteiga canela em pó q.b sal q.b 12 pães de trigo (secos)
Preparação: Coloca-se numa panela de ferro, com capacidade de cerca de 5 litros, água a ferver. Depois junta-se-lhe os diferentes condimentos e deixa-se ferver a calda, para apurar o paladar. Por fim, tira-se a casca do limão e misturam-se os pães secos, partidos aos bocadinhos. Mexe-se tudo para que o pão fique devidamente ensopado mas não totalmente desfeito. Saboreie-se quente ou frio, conforme os gostos.
Paínças
Ingredientes (para 6 pessoas): 800g de milho traçado 2 dl de azeite 2 cebolas 2 dentes de alho 1 folha de louro 600g de feijão branco 1,5kg de carne de porco variada, salgado ou fumada sal q.b.
Preparação: Primeiro coze-se o feijão. Depois numa panela faz-se um refogado com o azeite, as cebolas e o louro. Quando estiver pronto, junta-se o feijão e a água da cozedura. Se fizer falta acrescenta-se mais água e tempera-se com sal. Lavar bem as paínças antes de as juntar na panela com o feijão. Tem que se mexer constantemente, sem parar até estarem cozidas. As carnes são cozidas à parte e servidas também à parte. Servir bem quente.
Contactos:
Rua Alberto José Pessoa, Lote I, Loja Esq. 1950-435 Lisboa
geral@ranchotradicionalcinfaes.com